Archive : Category

Campus Party Brasil 2014 terá trilha de palestras sobre televisão e conteúdos digitais

POSTED ON janeiro 15th  - POSTED IN Eventos, Novidades

CPBR

Pelo terceiro ano consecutivo a Campus Party Brasil abre um espaço para discutir temas relacionados a nova televisão e os seus desafios.

Confira a programação:

Dia 28/01/2014 das 17h00-18h30.

O impacto do digital nos novos formatos de conteúdos audiovisuais: Quais os desafios e as oportunidades para os produtores brasileiros?

Os usuários têm hoje ao seu dispor tecnologias que permitem produzirem os seus próprios conteúdos em diversos formatos e transmiti-los pela internet. Por outro lado, os canais tradicionais de televisão em todo o mundo estão experimentado novos formatos utilizando cada vez mais o digital e aproximando a TV da Web. Por aqui as iniciativas para fomentar criação e negócios com conteúdos digitais ainda são embrionárias, mas já demonstram o grande potencial que temos devido a nossa ampla diversidade cultural. Quais são as políticas e os mecanismos de incentivos existentes e o que pode ser feito para acelerarmos o desenvolvimento do Brasil nessa área?

Participantes:

Vera Zaverucha – Diretora da Ancine

Diego Higgins – Diego Higgins – YouTube Platform Partnership Manager – LATAM

Cosette Castro Professora do Mestrado em Comunicação na Universidade Católica de Brasília – UCB

Luis Bianchi – Gerente de Marketing Digital da Philips/TP Vision

28/01/2014 das 20h30 – 21h30.

A televisão e os novos desafios tecnologicos

Com um número cada vez maior de usuários de dispositivos conectados, a transmissão televisiva vem exigindo o uso de novas tecnologias para o gerenciamento, de forma integrada e escalável, de conteúdos digitais. O painel vai apresentar conceitos, demonstrar cases e explicar como soluções de cloud computing e big data podem ajudar a construir a nova televisão.

Participantes:

Cezar Taurion: Chief Evangelist da IBM Brasil, é um profissional e estudioso de Tecnologia da Informação desde fins da década de 70. Com educação formal diversificada, em Economia, mestrado em Ciência da Computação e MBA em Marketing de Serviços, e consultor com experiência profissional moldada pela passagem em empresas de porte mundial, Taurion tem participado ativamente de casos reais das mais diversas características e complexidades tanto no Brasil como no exterior, sempre buscando compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio. Atuou em projetos de porte significativos, tendo inclusive sido lider da prática de IT Strategy para uma grande consultoria. Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em sites e publicações especializadas como Computerwold Brasil, Mundo Java e iMasters, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome. É autor de seis livros e é blogueiro. Foi professor do MBA em gestão estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/FRJ.

Marcello Azambuja: Geek, engenheiro de computação pela UFRJ, mestre em informática pela PUC-Rio. Hoje é diretor da área de Webmedia na Globo.com, responsável pelos projetos de vídeo online.

José Papo: Tech Evangelist da Amazon Web Services para a América Latina. Anuncia sempre novidades sobre a Amazon em seu twitter @josepapo e no blog em português da AWS: http://aws.typepad.com/brasil . É desenvolvedor de software e mestre em engenharia da computação. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP.

André Altieri: Responsável pelo Mercado de Mídia e Entretenimento na Cisco do Brasil com experiência de 20 anos em transmissão de vídeo e telecomunicações. Graduado em Engenharia pelo INATEL, Pós Graduado em Marketing pela ESPN e com especialização em Marketing pela Wharton – University of Pennsylvania.

Dia 29/01/2014 das 20h30-21h30.

Como disponibilizar 114,000 anos de videos todos os meses.

Maksim Yevmenkin – Content Delivery Architecture of Netflix

31/01/2014 das 17h-18h30.

A audiência inteligente: Impacto do devices conectados nas programações televisivas

O número de usuários que assistem televisão conectados em duas ou mais telas vem crescendo no Brasil. As pessoas comentam os programas que estão assistindo com os seus amigos nas redes sociais e procuram novas formas de interagirem com a televisão. Quais são as oportunidades que existem por trás desse comportamento e como isso pode impactar na audiência televisiva?

Participantes:

Carlos Moreira – Head of Media | International Mkt. Development of Twitter

Tiago Nunes Magalhães – Ibope Media

Fabio Wajngarten – Controle da Concorrência

Eliane Leme – Diretora Executiva do Portal Band.com.br

Rodrigo Dias Arnaut – Grupo Era Transmídia

Herve Muyal – Diretor TV Tak

A sétima edição da Campus Party Brasil, que é considerado um dos maiores eventos de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo, acontece de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2014 no Anhembi Parque em São Paulo.

Entre os convidados já confirmamos estão Bruce Dickinson (empreendedor e vocalista do Iron Maiden), Mark Levalle (Senior VP da Pay&Pal), Marcelo Ballona (Empreendedor e Co-fundador do Submarino) e Leo Johnson (Co-Fundador da Sustainable Finance) entre outros.

O evento é apoiado pela HXD Smart Solutions.

Maiores informações: http://www.campus-party.com.br/2014/index.html

Curadoria:

Salustiano Fagundes - Empreendedor com mais de vinte e cinco anos de atuação na área de TIC’s. Desde 2006 vem trabalhando com inovação em multiplataformas televisivas, construindo cases para clientes como a Caixa Econômica, TV Bandeirantes, Canais Globosat, Philips, Panasonic, TV Climatempo, LG Electronics, TV Canal Rural, Samsung Electronics e Coca-Cola entre outros. Foi representante do setor de software no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, onde atuou para a implantação do middleware Ginga e da interatividade. Tem participado como conferencista em congressos, workshops e seminários no Brasil e no exterior abordando temas relacionados ao futuro da televisão, em especial sobre o impacto do OTT e do Second Screen na experiência televisiva, com diversos artigos e entrevistas publicados. É CEO da HXD Smart Solutions e membro do Comitê de Marketing da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

Apoio:

_HXD_smartsolutions_500 (1)

HXD participará de Painel no TV.Apps 2013

POSTED ON outubro 23rd  - POSTED IN Novidades

tvapps

A HXD participará da terceira edição do TV.Apps, evento promovido pela Converge Comunicações no dia 07 de novembro em São Paulo.

O Painel “A nova Antena” debaterá o cenário onde os canais de TV aberta e por assinatura já começam a utilizar as smart TVs como uma nova forma de chegar aos telespectadores.

Maiores informações:

http://convergecom.com.br/portal/eventos/tvapps/

Hyundai lança aplicativo na plataforma da LG

POSTED ON julho 2nd  - POSTED IN Novidades

A Hyundai lançou um aplicativo nas smart TVs da LG no Brasil. Desenvolvido pela HXD Interactive, com participação da agência Mellon Marketing, o app está divido em duas seções: HB20 e Copa das Confederações.

A primeira seção apresenta o novo carro da família Hyundai – o HB20, com um vídeo explicativo, informações do veículo, o comercial e galeria de fotos.

Já a segunda seção tem como foco a Copa das Confederações e mostra vídeos de alguns jogadores apresentando os estádios da Copa, o placar com as pontuações de cada time, tabela da final e semi-final, além de informações de cada seleção e uma galeria fotos.

Os usuários das Smart TVs da LG podem acessar o aplicativo gratuitamente direto da Home Dashboard. O app Hyundai é parte de um projeto que contará com uma série de atualizações para a inclusão dos novos conteúdos, inclusive sobre a Copa do Mundo 2014.

Seminário discutiu conteúdo e tendências da TV Digital

POSTED ON novembro 7th  - POSTED IN Novidades

Realizado na UFPE, evento contou com participação de especialistas de comunicação, engenharia e computação

No último dia 25 de outubro, o Globo Universidade e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveram o seminário Desafios da Integração da TV Conectada no Ambiente da TV Digital Brasileira. O evento contou com espectadores de diversas universidades da região nordeste, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por exemplo. Além disso, também estavam presentes profissionais do mercado de comunicação e de tecnologia e colegas de TVs públicas, como a TV universitária de Pernambuco e a TV Pernambuco.

Sob o tema “TV Conectada e conteúdo não-linear: a TV híbrida e o papel das emissoras”, a primeira sessão teve como coordenadora Yvana Fechine, professora do Departamento de Comunicação (DCOM) e do Programa em pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, e, como palestrante, Carlos Brito, diretor de Planejamento da Direção Geral de Engenharia da Rede Globo. Neste momento inicial, foi explorada a tendência estratégica de se trabalhar a segunda tela, ou seja, os dispositivos móveis utilizados concomitantemente ao uso da TV. A mesa discutiu, ainda, a produção de aplicativos com conteúdos complementares aos da televisão, assim como a possibilidade de sincronismo entre esses elementos e os programas de TV ou as publicidades nela veiculadas. Este último caso refere-se à chamada TV Híbrida (em desenvolvimento), que poderá permitir não apenas o acesso à internet através do aparelho de TV – como já acontece com as Smart TVs –, mas também a correlação entre os conteúdos da rede e das emissoras de televisão.

No primeiro debate, participaram como debatedores Paulo Cunha, diretor de Comunicação da SeGIC – Secretaria de Comunicação e Informação da UFPE, e Salustiano Fagundes, CEO da HXD Interactive Television, empresa brasileira que trabalha com foco no desenvolvimento de aplicativos para multiplataformas televisivas. Junto a Carlos Brito e Yvana Fechine, a discussão girou em torno dos possíveis modelos de negócio para as novas plataformas de comunicação; de como seria explorada a interatividade nesses meios e da curiosidade sobre como a Rede Globo está se preparando para trabalhar a questão das métricas da audiência dos conteúdos sincronizados entre TV e aplicativos, uma tendência do que pode vir a ser a TV Híbrida.

Na segunda sessão, o tema abordado foi “TV Conectada e interatividade: ameaça ou oportunidade?”. Coordenada por José Afonso da Silva Junior, jornalista e professor do Departamento de Comunicação (DCOM) e do Programa em pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, a mesa teve como palestrante o CEO Salustiano Fagundes. Sua abordagem foi histórica e apresentou as várias formas de interatividade na TV, levando em consideração desde o modelo mais tradicional, em que os aplicativos são enviados pela própria emissora, até ao que hoje está sendo mais utilizado dentro do conceito das Smart TVs, que são desenvolvidas com intuito de acessar a internet, sem que seus aplicativos tenham, necessariamente, um conteúdo atrelado ao da televisão.

Em seguida, o debate final contou com Carlos Brito, da Rede Globo, e Carlos Ferraz, professor da UFPE, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, como debatedores. Ao lado deles, o coordenador da mesa José Afonso e o palestrante Salustiano Fagundes, junto com a plateia, deram continuidade ao debate anterior, referente aos conteúdos que devem estar contidos nos aplicativos; desta vez, levando em consideração o que poderia ser de maior interesse para o telespectador.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/10/seminario-discute-novos-modelos-de-comunicacao-e-interatividade-da-tv.html

Coca-Cola lança app na Smart TV da LG

POSTED ON junho 21st  - POSTED IN Novidades

Um aplicativo que dá acesso à programação da Coca-Cola FM nas TVs LG Cinema 3D Smart TV foi desenvolvido em parceria pela HXD Interactive Television e Kappamakki  Digital. Trata-se do primeiro aplicativo mundial da Coca-Cola em uam Smart TV.

Segundo explicou Luciana Feres, Diretora de Marketing da marca, “a Coca-Cola é pioneira na interação digital. Temos incansavelmente apostado em modelos de interação com o nosso público, de forma a surpreendê-lo. Esse é nosso papel enquanto líderes de mercado, o de experimentar e apostar em inovação”.

Para Milton Neto, gerente geral de Smart TVs da LG, ” a  parceria com uma marca tão importante como a Coca-Cola só agrega à plataforma LG e ao público das Smart TVs”.

O aplicativo foi lançado pela LG e Coca-Cola simultaneamente no Brasil, Colombia e Mexico.

HXD diversifica e desenvolve aplicativos para outras plataformas

POSTED ON junho 24th  - POSTED IN Novidades

A HXD Interactive TV, criada com a meta de desenvolver aplicativos baseados no middleware do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T) o Ginga, resolveu diversificar sua área de atuação, embora ainda focada em conteúdos para TV. Ela anuncia seus primeiros aplicativos para as plataformas interativas proprietárias dos fabricantes de televisão. “É o começo de uma mudança na empresa, que passa a trabalhar de forma independente de plataforma”, diz Salustiano Fagundes, CEO da HXD. “Já temos acesso ao SDK (Software Development Kit) dos principais fabricantes”, destaca.

Os primeiros aplicativos da HXD para as plataformas de TVs inteligentes são para os equipamentos da LG. Em parceria com a produtora TV Pinguim, a empresa criou um aplicativo baseado na série de animação “Peixonauta”, exibida na TV por assinatura pelo canal Discovery Kids e na TV aberta pelo SBT. O aplicativo consiste em um jogo de memória, disponibilizado de forma gratuita na plataforma da LG. “Está previsto no desenvolvimento do aplicativo uma loja, com novos serviços”, diz Fagundes. “Por enquanto, queremos povoar as plataformas e ajudar a criar o hábito de usar estas ferramentas e a própria cultura dos aplicativos”, completa o executivo.

Até mesmo a radiodifusão começa a apostar nas plataformas proprietárias dos fabricantes. Para a TV Bandeirantes, a HXD prepara um portal de conteúdo, o eBand, que será disponibilizados nas TVs inteligentes da LG e da Samsung.

Para Salustiano Fagundes, o Ginga ainda não está morto, mas terá que disputar mercado com as plataformas proprietárias. “Acredito que, com os esforços do governo para sua adoção, o Ginga se torne um nicho importante”, diz. “Apostamos muito no crescimento da banda larga e na popularização das TVs inteligentes, independente de plataforma”, completa o executivo. Fernando Lauterjung.

Fonte: Tela Viva News

MGTV é o primeiro jornal interativo

POSTED ON abril 6th  - POSTED IN Novidades

A TV Integração é a primeira emissora do país aoferecer os recursos de Interatividade em sua programação local. A afiliadaRede Globo já oferece os recursos disponibilizados pela Globo e nesta terça-feira (31), a emissora estreia a nova tecnologia no MGTV 1ª edição.

O telejornal é o primeiro do Brasil a aplicar aInteratividade. Considerada um dos exemplos mais bem-sucedidos deimplantação do sinal digital no país, a TV Integração dá mais um grande salto,saindo à frente até mesmo de outros telejornais.

Com o recurso interativo, mais de 1 milhão detelespectadores da área de cobertura das cidades de Uberlândia, Uberaba eItuiutaba passam a receber informações como: vagas de empregos, enquetesnotícias curtas, previsão do tempo e a possibilidade da atualização do noticiárioem formato de texto.

Para ter acesso à interatividade é necessárioadquirir um aparelho com receptor de TV digital que também possua o middleware GINGA (programa criado para funcionar dentro do conversor digital, que permiteo conteúdo interativo). O aparelho já está disponível no mercado para avenda em magazines e lojas de produtos eletroeletrônicos.

Hoje as pessoas podem ter acesso gratuito aoconteúdo interativo já disponível nos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebole nas novelas Passione e Ti-ti-ti. A novidade na TV Integração marca a chegada da interatividade no jornalismo.