by    0   0

De 28 de janeiro a 3 de fevereiro será realizada no Parque de Exposições Anhembi em São Paulo, a sexta edição da Campus Party Brasil (CPBR), que é considerado um dos maiores eventos tecnológicos do mundo.

Serão mais de 500 horas de palestras e oficinas agrupadas em 18 temáticas com previsão de 8.000 participantes entre desenvolvedores, empreendedores, profissionais do mercado de internet etc.

Uma das inovações da CPBR será uma Trilha com Mesas e Palestras sobre TVs Conectadas, Convergentes e Interativas que se integra a programação das áreas de Desenvolvimento, Games e Mídias Sociais. A Trilha tem curadoria de Salustiano Fagundes, CEO da HXD.

Confira aqui a programação:

Mesa – Palco Principal: Programa de Fomento a Conteúdos Digitais Criativos

fomento conteudo digital

Em dezembro de 2012 foi aprovada no Senado uma emenda que libera R$ 40 milhões para o “fomento de conteúdos digitais criativos”. O Ministério das Comunicações apoiará o desenvolvimento de aplicativos e conteúdos para plataformas digitais como dispositivos DTVi (Ginga), TVs conectadas, tablets, smartphones e OTTs (over the tops) para apoiar o desenvolvimento de empresas e de polos de inovação na área de conteúdos digitais. Conheça mais sobre o programa e suas metas neste painel, discutindo também os principais desafios e estratégias para a sua execução.

Participantes:

Fernando Lauterjung (Mediador) - Jornalista e Editor do Tela Viva News.

James Görgen - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lotado na Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Coordenador-geral de Políticas Audiovisuais do Ministério da Cultura (2009-2011). Membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (2011). Secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (2002-2006) e integrante do Epcom – Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (1998-2008).

Alexandre Machado - Fundador da 44 Toons, Ale McHaddo é criador de jogos como o “Enigma da Esfinge” – lançado em 1996 e até hoje um dos jogos brasileiros mais vendidos, quadrinhos, filmes e séries de TV, como “Nilba e os Desastronautas” (TV Rá-Tim-Bum). Atualmente trabalha na série de “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma” (2013) e no longametragem de animação 3D “BugiGangue no Espaço” (2014). É mestre pela USP e é professor das universidades Anhembi Morumbi e é o atual presidente da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de jogos Eletrônicos – Abragames.

João Lanari Bó - Diplomata, graduado do Instituto Rio Branco após ter cursado Engenharia Civil pela PUC‐RJ. Foi Assessor de Cooperação e Intercâmbio na Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Atua, em tempo parcial, como professor do Departamento de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

Emerson Weirich - Gerente Executivo de Engenharia e Rádio da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 14h30 às 15h45

Mesa – Palco Pitágoras: Modelo de Negócios para Aplicativos de TVs Conectadas

TVs Conectadas

Aos poucos começam a surgir modelos de negócios nas TVs conectadas. O conceito de Loja de Apps, já bem conhecido por usuários de devices móveis (snartphones e tablets), está presente nas Smart TVs que estão se transformando em plataformas para a distribuição (gratuítas ou pagas) de software. De forma semelhante ao que acontece nesses devices, um percentual crescente de TVs já oferecem lojas onde é possível procurar e instalar aplicativos de diversas categorias (vídeos, serviços, notícias, games etc). Nesse painel será debatido quais são os principais modelos para quem quer publicar aplicativos em ambientes de Smart TVs.

Lilian de Souza Prado Viana (Moderadora) - Lilian Viana é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em gestão de negócios pela FGV. É co-fundadora do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). Foi responsável pela primeira edição dos indicadores de mídia, publicação mensal do IAB Brasil com os principais números e projeções da internet brasileira. Vem, desde 1996, trabalhando para diversas empresas digitais. Atualmente é executiva do Terra, onde construiu o primeiro aplicativo para TVs conectadas e realizou a primeira transmissão ao vivo através de TVs conectadas, patrocinado pela Acer, Bradesco, Ford, P & G, Sadia e Vivo.

Sabrina Zaremba - Gerente Regional da Opera Software. Possui experiência de mais de 10 anos em Gestão de Serviços de Valor Adicionado Móvel, incluindo produtos como o SMS, MMS, Jogos Java, Wallpapers, Ringtones, Truetones, Fulltracks, Correio de voz, serviços de vídeo baseados e Internet móvel. Começou a trabalhar na Opera Software como Executiva Sênior. Antes de ingressar na empresa, atuou como Gerente de Marketing na Telecom Italia Mobile e na Mobile Streams e como Gerente de Produtos na H3G. Sabrina é graduada em Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduada em Marketing pela North Carolina State University. Além disso, possui MBA em Marketing – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Diego Higgins  - Head of Mobile & Connected TV – Sr. Business Development Manager at Yahoo.

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 21h20 às 22h10

 

Oficina – Palco Pitágoras: Desenvolvimento de aplicativos para Smart TVs ( Workshop )

Smart Tv

Esse workshop vai apresentar as características do desenvolvimento para Smart TVs, contextualizar as linguagens utilizadas e dar orientações para desenvolvedores.

Terça-feira, dia 29 de janeiro, das 22h10 às 23h

 

 

 

Mesa – Palco Gutenberg: Social TV: a TV em duas telas

social tv

Você sabe o que a novela, eventos esportivos e reality shows tem em comum? Além de serem transmitidos pela televisão, pautam hashtags, mentions e posts nas redes sociais. O hábito de comentar cada cena, take ou fala da TV nas redes sociais, transformou o twitter num grande MSN coletivo. Essa nova forma de encarar a audiência, as métricas e a indústria do entretenimento, ganhou um nome: Social TV. A Social TV inaugura uma nova era da Televisão, onde os comentários dos espectadores ultrapassam o sofá e ganham inúmeros interlocutores.

Participantes:

Nilson Xavier - Jornalista e crítico de novelas do portal UOL, mantém um blog no portal onde critica e analisa as produções de Teledramaturgia no país. Criador do site Teledramaturgia (www.teledramaturgia.com.br). Autor do Almanaque da Telenovela Brasileira (Panda Books). Mantém uma coluna no portal do Canal Viva onde analise produções de arquivo da TV Globo.

Daiana Sigiliano - é membro do grupo de estudos e projetos EraTransmídia dos Inovadores ESPM e jornalista com foco de pesquisa em fenômenos da Cultura da Convergência, Social TV e Second Screen.

Caio Fochetto (Mediador) – é coordenador de web dos canais a cabo The History Channel, A&E e Bio. Graduado em comunicação social, Rádio e Televisão, coordenou o núcleo de social media do Programa Login e foi produtor de conteúdo do Programa Novo, ambos da TV Cultura. É ex-produtor de conteúdo online para o R7 Vídeos, da Rede Record de Televisão.

Alex Medeiros - New Formats Manager, Head Transmedia Producer na TV Globo.Eliane Leme - Diretora Executiva do Portal Band.comLele Siedschlag - Paulista, paulistana, são-paulina. Mãe da Chiara. Colunista do Portal R7, tradutora, redatora, revisora. Criadora dos sites Te Dou um Dado? e Ex-Tricô. Fundadora da ong de proteção animal Projeto SalvaCão.

Quinta-feira, dia 01 de fevereiro, das 20h30 às 21h30

Mesa – Stadium: Potencial das plataformas de Smart TVs para a criação e distribuição de games

Tv Digital GamesNos últimos três anos a televisão evolui: incorporou o 3D, se conectou a internet, tornou-se “Smart” e está se inserindo cada vez mais no ambiente de convergência e interatividade que outros dispositivos, como Tablets, Smartphones e Consoles de Games já fazem parte. Aprenda como desenvolvedores, produtores de conteúdos e usuários visualizam esse novo canal para games, além de conhecer as experiência de quem já produz aplicativos para essas plataformas.

Participantes: 

Cristina De Luca (Moderadora) - Jornalista, Editor at large do Grupo Now!Digital, Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro e ganhadora do Prêmio Comunique-se na categoria Tecnologia em 2005 e 2010.

Marcelo Natali - Smart TV Content Manager da Samsung Electronics.

Milton Neto - General Manager for Smart TV and Digital Marketing at LG Electronics.

Bernardo Manfredini - Product Manager na 2Mundos; Board member na Coquelux and Business Consultant na SOFTEX.

Ian Fagundes - Diretor da HXD Games – Designer de Games – Pesquisador.

Sexta-feira, dia 01 de fevereiro, das 17h às 18h30

Palestra – Palco Michelangelo: Ações Transmídiáticas em Multiplataformas

TransmediaO conceito de transmídia foi criado há alguns anos e tem cases bem sucedidos em várias partes do mundo. O tema se desenvolveu primeiro na indústria de entretenimento (cinema e televisão) dos Estados Unidos e conquistou entusiastas em vários países. Séries como Lost ou em filmes como Matrix e Piratas do Caribe tiveram ações transmidiáticas que repercutiram em todo o mundo. Essa atividade vai apresentar alguns dos principais cases de uso da transmídia e mostrar o seu potencial de uso em um mundo cada vez mais conectado, interativo e convergente.

Palestrante:

Rodrigo Arnaut - Curador do Grupo de Estudo em Transmídia da ESPM (#EraTransmidia), Professor, Líder de Inovação e Pesquisador de Sistemas de TV no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da TV Globo.

Sábado, dia 02 de fevereiro, das 10h às 11h

Curadoria

HXD

Salustiano Fagundes - Possuí mais de vinte e cinco anos de atuação na área de TIC’s pública e privada. Desde 2006 trabalha na área de inovação com foco no desenvolvimento de aplicativos para plataformas televisivas construindo cases com clientes como Caixa Econômica, Grupo Bandeirantes de Comunicação, BM&F Bovespa, TV Climatempo, LG, TV Canal Rural, Samsung, Panasonic, Philips e Avesso TV entre outros. Tem também participado como conferencistas em diversos congressos, workshops e seminários no Brasil e no exterior abordando temas relacionados ao o futuro da televisão. Atualmente é CEO da HXD Interactive Television, representante da indústria de software no Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVDT) e membro do Comitê de Marketing da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

Para maiores informações e inscrições:
http://www.campus-party.com.br/2013/index.html
Twitter: @campuspartybra


Related Posts

HXD na Campus Party Brasil 2016

TV e Cinema Digital 2016Campus Party Brasil 2016 Local: Anhembi Parque – São Paulo/SP-Brazil Programação Trilha de Televisão e Cinema Digital. Curadoria: Salustiano Fagundes (HXD). 27 de Janeiro de 2016 —- Pirataria de Streaming de Vídeos na Internet #cpbr9 Horário: Das 11:45 às 12:45. Descrição: Mesa de debate sobre sites que fornecem gratuitamente conteúdos pagos por streaming. Na era […]


READ MORE →

Campus Party Recife terá painel sobre o Futuro da Interatividade na TV Digital

A televisão faz parte da vida do brasileiro e a TV digital pode representar o grande momento de integração dos telespectadores com as emissoras. Chega de programação linear e público passivo, agora a novidade é a interação. Quais são as possibilidades de interação que a TV digital pode proporcionar? O que os fabricantes já oferecem? […]


READ MORE →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *